sexta-feira, 14 de março de 2014

O PM NÃO É JESUS CRISTO


Triste, muito triste, ver as imagens do JN de 11 Mar 2014, onde ficou longamente estampado uma fração de tropa da PMERJ sendo atacada a chutes, pontapés, tijoladas, pazadas  e tapas na cara, por moradores da Rocinha, a principio ligados ao movimento de drogas. ( Os rapazes do movimento).

 Inicialmente quero deixar bem claro que sou a favor do Programa/ Projeto  dos GEPAE/ UPP.

E não poderia ser de outra forma tendo em vista que tive o orgulho profissional de estar comandando  a PMERJ quando  a primeira Subunidade  organizacional, seguindo a premissa básica da massificação de volumoso efetivo em determinado espaço geográfico, foi planejada e implantada, após exaustivos estudos do EMG ( Estado Maior Geral), chefiado pelo Cel PM Montenaro. Foi implantada em Setembro de 2000, nos Morros do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, com o efetivo de 120 homens, a comando do Maj PM Carbalo. com o nome de GEPAE ( Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais).
Como não poderia deixar de ser foi um sucesso, um excelente Projeto Piloto de Policia Ostensiva, o 1º GEPAE/UPP. Incontáveis registros na mídia nacional e internacional criaram e registraram para a história, excelente banco de  dados e substancial massa crítica a respeito da experiência.. Afinal a premissa básica, ou seja uma volumosa concentração de Tropa  distribuída em privilegiado e até certo ponto acanhado território, em forma de Policiamento Ostensivo, diuturno, presente, atuante e até certo ponto sufocante, com características de eternidade, tinha que dar certo, ali, ou em qualquer outro lugar do mundo. ( No inicio, pelo menos- Afinal não podemos esquecer  nem desmerecer uma das conclusões de Montesquieu, qual seja : " As conquistas são fáceis de fazer, porque as fazemos com todas as nossas forças, são no entanto difíceis de preservar, porque as defendemos só com parte das nossas forças").

Tão certo deu, que nos anos e Governos que se seguiram os GEPAE/ UPP irradiaram e foram implantados em várias  áreas consideradas críticas que se seguem : Formiga, Chácara do Céu, Casa Branca, Vila Cruzeiro, Cavalão, Providencia, Morro do Estado, Rio das Pedras, Gardênia Azul, Anil.

Em termos organizacionais, já em 2004, a Departamentalização da PM estava a exigir a criação de um Comando Intermediário próprio, tendo sido implantado o CEPAE ( Comando de Policiamento em Áreas Especiais) tendo sido seu primeiro Comandante o Cel PM UIbiratan.

Então como ser contra um Programa/Projeto vitorioso, como já disse, nascido e implantado durante nossa administração PM  e previsto no Plano de Segurança do Governo Estadual à época.

O problema é outro. O problema é a forma creio, açodada, em aumentar desmesuradamente a malha formada pelos GEPAE/ UPP sem que a retaguarda consiga suprir as necessidades básicas daqueles que já foram implantados.

O problema que está acontecer é que de uma forma ou de outra , todos os outros segmentos do Estado continuam e continuarão a colher os  louros das ações nas áreas especiais e a PM, incoerentemente, como a principal vertente estrutural do Programa/ Projeto, está cada vez mais fadada a receber críticas, tiros, bombas, sóis quadrados, mortes ,sofrimento, sepultamentos, enlutamentos e mais recentemente, tapas na cara e tijoladas nas canelas.

Até quando?  Está claro e sabido por aqueles que dedicaram o mínimo de seu tempo a estudar os clássicos,  nos bancos escolares de nosso Sistema de Ensino Policial Militar, que uma terrível armadilha/fenômeno administrativa chamada " GIGANTISMO" já está se apoderando dos destinos do Programa/ Projeto GEPAE/UPP.

No aspecto humano, o "gigantismo" se não tratado a tempo pode condenar o corpo humano a intensos e imensos sofrimentos e até a morte. Uma de suas principais características além do crescimento desproporcional  é a incapacidade de todo o organismo ser oxigenado com eficácia. O coração não consegue enviar a carga logística de sangue necessária a uma área tão grande , com o volume e  regularidade corretos,  provocando o sofrimento e a morte do indivíduo.

Na administração, o Projeto surge, dá certo, é aplaudido, vira modelo, e começa a crescer. A principio tudo bem. Com o tempo, as linhas de suprimento começam a falhar, os depósitos de suprimento de pessoal começam a claudicar. Outras variáveis surgem que não foram previstas.

No caso atual, em que a coluna vertebral conceitual do Projeto é a massificação, é a distribuição espacial do efetivo PM , não por KM nem Metro quadrado, mas por Centímetro quadrado, perda e não reposição, de efetivo é mortal.

Ora, todos sabemos que a PM perde mais de 1000 homens  por ano, pelos mais variados motivos: Morte, doenças graves, passagem para inatividade, prestação de concursos para outras atividades, expulsão, deserção, extravio, etc. E  os GEPAE/ UPP também perdem ( embora nos últimos 7 anos todos, todos, os 9.000 Policias Militares oriundos do saldo  dos 17000 formados no CFAP menos os 8000 que foram embora, tenham sidos classificados nos GEPAE/UPP, dai o desespero total e absoluto da população do Interior e da Baixada no tocante a falta de policiamento e consequentemente aumento dos índices criminais em suas áreas).

O inimigo não dorme e nem  tampouco troca de profissão. Se alguns ou todos os GEPAE/UPP estão a perder efetivo, fala-se que alguns já não detém 60% do efetivo original, a capacidade de atuar no terreno enfraquece.  Existem três formas de atenuar isso, uma diminuindo a área, no caso impossível, outra, apertando as escalas, difícil, tendo em vista que os atuais Recrutas foram formados sob outra ótica, a da flexibilidade, a da fluidez da identidade, a da escola ornitorinquiniana, a dos argumentos paisanos....Então sobra a decisão fatal de diminuir os postos de serviço no terreno . É ai que o criminoso das drogas começa a se assenhorear do território. Como o mercado não para, infelizmente os narizes não querem parar de cheirar, os pulmões não querem parar de  fumar e nem tampouco as veias parar de se injetar, a ocupação antes real, passa a ter tinturas de simbolismo, abrindo cada vez mais brechas para atritos, confrontos, escaramuças, ferimentos, mortes ( normalmente de PM). O principio do volume e da massa policial é totalmente enfraquecido, provocando com isso a diminuição do efetivo desdobrado no terreno. As madrugadas são longas e o inimigo é cruel, sabe que o terreno está ficando desprotegido e começa a ocupar postos a  cavaleiro e em um segundo momento a "patrulhar" determinadas áreas, antes ocupadas pelas Frações Policiais Militares, e o mercado e os mercadores da morte voltam a funcionar 24 horas.

O "gigantismo" com o tempo não permite que a supervisão, a ação de comando, a cadeia de suprimentos, principalmente armas, munições, alimentação, proteção individual,  comunicações, a reposição de efetivos, a ação correicional,  etc, acompanhem os fenômenos diuturnos sofridos pela Tropa desdobrada no terreno, passando a enfraquecer cada vez mais a cadeia de comando.

Portanto, creio humildemente,  já passou da hora do Grande Exercito, que é a valorosa PMERJ, dar uma parada estratégica, montar um alto guardado, estabelecer um perímetro de segurança de 360 º, acender algumas pequenas fogueiras fraternas e simbólicas, reunir seus iguais, e a seguir voltar aos compêndios do Estado Maior e Ordens e aplicar os conceitos de REORGANIZAÇÃO  para  CONSOLIDAÇÂO.
Repor e/ou reforçar o efetivo de todos os GEPAE/UPP, para que cada centímetro quadrado continue a ter PM, é salvar vidas, vidas PM.

Insisto no aspecto do açodamento em implantar Grupamentos sem retaguarda logística . Sucumbir ao canto da sereia do " GIGANTISMO" é  "colocar com sofreguidão, lenha na fogueira". É preparar o Quadro de Situação, para que incontáveis e sofridas mães e avós PM, a exemplo do recém assassinado Sd PM Rodrigo, bradem aos quatro cantos do mundo que "A PMERJ ESTÁ LANÇANDO NOSSOS JOVENS ( RECRUTAS)  A SANHA DOS LOBOS".

O "gigantismo" na administração civil é responsável pela perda de dinheiro.

O " gigantismo" na administração militar é responsável pela morte de PM, é bem diferente.
  
Nossa Policia Militar levou 205 anos para implantar 41 Batalhões Ordinários, não pode ter sido por acaso......

.
.
Para finalizar, quanto ao episódio triste ocorrido na Rocinha , quero registrar que o PM não é Jesus Cristo.
 A hora que um " Bola de Ferro" bipolar ou não, com  15 dias de formado,  lançado a sanha dos lobos, sem saber o que é uma Fração Constituída PM, sem saber o que é Cadeia de Comando, sem saber os princípios básicos de coberta, abrigo e de soldagem de corpos para multiplicar forças e cismar (e com toda razão) de não oferecer a outra face para apanhar, conforme o pregado pelo Senhor  Jesus Cristo, estando fardado e armado, com certeza reagirá na forma da lei. E aí, mesmo que se use o principio gradual e proporcional da força, fatalmente vidas e talvez muitas, serão perdidas ( cada Pistola Policial possui no mínimo um carregador de 20 tiros e o Fuzil de 30). E a lei o amparará. Afinal, ninguém, mas ninguém, nem Cmt, Chefe, Diretor, Coordenador, Assessor, Presidente, Gerente, Governador, Secretário, Técnico, Treinador,Juiz, Padre, Pastor tem o direito e nem o amparo legal de dizer a um Policial Militar fardado e armado que ele tem que apanhar na cara e tomar tijoladas e pazadas nas canelas e ficar quieto, e oferecer a outra face, para continuar apanhando. Em qualquer lugar do mundo, atacar Policiais fardados é atacar o Estado e a Sociedade, sendo que em alguns rincões desse nosso imenso Brasil, tapa na cara é sentença de morte .O PM nessa situação tem e sempre terá o direito legal de reagir, usando os meios necessários para sobrepujar seus agressores, isso, se tratando de sua individualidade. E terá o dever de reagir a toda e qualquer injusta agressão contra sua farda , defendendo e representando a eterna força  de 205 anos de glória e inestimáveis serviços prestados a Sociedade, da Gloriosa Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

10 comentários:

  1. Com a sua permissão, vou refletir primeiro e comentar este ensaio em hora mais oportuna...

    Mas agradeço desde já por este diagnóstico.

    (só me permito fazer uma colocação: Tecidos /células com potencial de crescimento acelerado são as que mais tem a probabilidade de se transformar em um Tumor. E sabemos do que eles são capazes, em sua 'voracidade' e... 'instinto de autopreservação' à despeito do êxito letal do organismo...)

    Meus cumprimentos
    Ten Cel Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela intervenção cientifica caro amigo. A palavra chave é humildade. Abraço.

      Excluir
  2. Caro Wilton, seu artigo é impecável em todos os sentidos. É um ensinamento que o atual comandante da PMERJ deveria ter na sua (dele) cabeceira. parabéns! Vou difundir o máximo que puder e depois de 31 de março postarei no meu blog com a sua permissão e me reportando a pensamentos semelhantes que lá postei faz tempo, destacando, em especial, a questão da logística de retaguarda e ilustrando com a derrota francesa em solo russo. Como eu disse, postei um lapidar artigo de Olavo de Carvalho e anunciei que o deixarei em destaque até passar a data de 31 de março. Só por isso, pois confesso que me dá vontade de postar agora. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Larangeira, obrigado pela participação, o sonho e a essência dos DV (Demônios Verdes) permanecem vivos como há 43 anos atrás. Grande abraço e viva a PPPMMMM!!!!

      Excluir
  3. Hoje sou Sargento da PMERJ, mas antes forjado nas fileiras do Exército, onde tive a regalia de estar e ter instruções entre 98 à 2000, que levarei para o resto da vida. Sendo formado em 2002, Policial Militar, recebi instruções que não imaginava e ouvi do melhor Comandante Geral, que tive até hoje e esteve presente em minha formatura de soldado que: "O policial, que não se arrepia com a Canção da Policia Militar, não têm a essência de policial no sangue."
    Sei que o senhor é 1/.... igual ao meu pai,sei o quanto o senhor gosta dessa instituição, por isso fica o meu eterno respeito e admiração.
    Selva!

    Helbert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Helbert, muito obrigado pela intervenção na qual boas lembranças de nosso tempo foram registradas. Enquanto missão houver
      missionários seremos. Seellvvaaa!!!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meu Comandante, concordo 'ipsis literis' com toda sua argumentação. No fim acabamos concordando que a hora é de reagrupar ( ou retroceder como alguns certamente interpretariam). Não se pode avançar indefinidamente quando neste avanço deixamos vítimas demais tanto na tropa quanto na população civil inocente e convivente. Está ocorrendo um número muito alto de vítimas entre policiais e moradores nas comunidades ocupadas/pacificadas? Então algo esteve ou está errado no tocante à estratégia, principalmente. Mortes desnecessárias são evitáveis.Como lhe disse lá no Twitter, a expressão ."..a PM vai para o buraco...' foi usada por um Oficial superior da Corporação em exercício atual de função de comando... . Eu, pessoalmente, jamais acreditei que seja a sociedade ou seja a PM possam 'ir para o buraco' por causa da ação de facções criminosas. A PM sempre as enfrentou , prendeu ou neutralizou seus integrantes, apreendeu e apreende suas drogas, fonte de recursos, e suas armas, sua defesa e ferramenta de ataque. E continuará a fazê-lo seja como UPP ou seja com postos da PM em quaisquer outras favelas, seja com qualquer nome. Temos DPOs extremamente combativos, como o do Caramujo, em Niterói ou Cias. Independentes como a de Rio das Ostras, do 32º BPM ou o DPO de Itaipuaçu , do 12º BPM, incansáveis no combate ao narcotráfico e ao roubo. Unidades regulares combativas não faltam e mesmo com as carências existentes estão na linha de frente do combate ao crime, como o GAT do 7º BPM e o GAT do 25º BPM que têm prendido traficantes e apreendido suas armas e drogas todos os dias. O que não se pode, na minha opinião, é se transformar um projeto de segurança pública em um projeto de segurança eleitoral. Jamais deu certo se misturar polícia e política na parte operacional.
    Meu fraterno abraço, meu orgulho de ser condecorado pela PMERJ é permanente e a luta é nossa sempre!

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Segadas, obrigado e parabéns pela brilhante intervenção. As diuturnas tentativas de retirada do foco principal do problema são absurdas. Repare que em meu texto não esmiuço outros fatores fundamentais a um sadio planejamento de ocupação militar, sim, porque o conceito básico de policiamento em "áreas vermelhas" é, e sempre será, o de ocupação militar, então se o é, onde os equipamentos especiais? Onde os armamentos capazes de pelo menos estabelecer uma correlação de força?( há quantos anos não se compra armamento compatível ?) Onde os sólidos aquartelamentos? Onde os Chek-points e concertinas protetores e fiscalizadores? Onde a rígida e sempre presente, necessária e fundamental Cadeia de Comando? Onde a formação e capacitação do homem para missão tão complexa e com tal grau de periculosidade ?? Observe que nem sequer toquei nisso. Me ative a abordar o "conceito gênesis", ou seja a ocupação por massa e volume policial em cada centímetro quadrado do território ocupado, diuturnamente.( Porque o oxigênio da violência criminal, nesse caso, o trafico de drogas, não cessa, uma vez que o uso também não cessa). No momento em que este "conceito gênesis" é abandonado, juntamente com os tópicos abordados acima, o que resta é o peito varonil PM para ser perfurado e as carnes jovens, também PM, para serem dilaceradas por armas e artefatos de guerra. E ai, o foco e a pergunta que não querem calar. Quem e porque mandaram e continuam mandando nossos Recrutas e Aspirantes para a morte, impunemente ??? Simples erro de cálculo, ora essa, erro de calculo durante 8 anos, e sobre tantas mortes PM , é o cacete !!!! Por isso a sentida e chorosa avó desabafou para toda a sociedade: " A PMERJ está lançando nossos jovens ( Recrutas) a sanha dos lobos". Só que ela por desconhecimento da cadeia hierárquica não sabia que estas ordens vem de muito mais acima da PMERJ. No final restará apenas a certeza de que mãos impregnadas de sangue de PM mortos e feridos, nunca mais deixarão a consciência de seus donos em paz. Pelo menos isso. Mas na prática, infelizmente, continuará ocorrendo a máxima romana : " AVE CEZAR , AQUELES A QUEM CONDENASTES A MORTE TE SAUDAM ".. Feliz Páscoa companheiro e mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir