segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Outro Calabouço não !!!!!

O que menos se deseja é um corpo nas escadarias da ALERJ, mas pode acontecer.


O que menos se deseja são homens com farda, no momento, atirando em irmãos sem farda, no momento, mas pode acontecer.


O que menos se deseja é um segundo jovem  estudante Edson, e um segundo jovem Aspirante PM Raposo, mas pode acontecer, afinal o Restaurante do Calabouço, não fica tão longe das escadarias da ALERJ.


O que menos se espera  é um arremedo de escaramuças à guisa de episódios de guerra civil entre brasileiros,  com cargas de cavalaria e blindados inclusive, mas pode acontecer.


O que mais se espera é que, desça dos céus uma luz de sensatez e maturidade, de verdadeiro espirito público e de real conhecimento da missão sublime de representantes de tão heróico, sofrido e maltratado povo da Ilha de Vera Cruz.


O que se espera é que se reconheça a Policia Militar de Vidigal e Castrioto como força fundamental e insubstituível, única capaz de manter, preservar a boa ordem,  a ordem pública para todos os brasileiros, há,  e durante,  208 anos.


 O que se espera é que prevaleça o bom senso e a inteligência, em entender que tratar com as mesmas regras, fiscal e fiscalizado, é injusto, antinatural e condicionante de resultados maléficos e contraproducentes.


O que se espera é que o homem fardado e armado,  submetido a Estatuto Castrense, que lhe tolhe bicentenariamente, os mais comezinhos direitos atribuídos ao restante da população, em nome de um ferramental de aprestamento permanente para o cumprimento diuturno e secular,  de uma das mais cruciais e esgotantes funções sociais de uma Urbe, seja pelo menos reconhecido como tal.


O que se espera é que todos saibam, principalmente aqueles que detém o mando, que os valorosos Gendarmes descendentes de  João José de Brito e Assunção, caso seja necessário, caso essas sejam as ordens, caso esse seja o exercício real de suas atribuições constitucionais,   com embaçamento nos olhos, dor no peito e cicatrizes eternas em suas almas, cumprirão sua  missão. Que os  Chefes maiores de nosso Estado, dos Três Poderes da Republica , a nível Estadual, não duvidem nunca que a missão será cumprida.  Aí está o problema.  O real problema. É claro como água cristalina  brotante das montanhas das hecatombes sociais,  que ela restabelecerá a ordem. A qualquer preço. Ela sabe que existe para isso. Foi treinada toda sua bicentenária vida para isso. E o fará. O problema será depois. Terá valido a pena? Os cacos a  serem recolhidos,  conseguirão remontar novamente o arcabouço da legitimidade da pirâmide de poder estatal? Não sei, Aliás poucos sabem.


Ainda está em tempo. Um rápido, mas meticuloso  Estudo de Estado Maior, apontaria alternativas, linhas de ação, propostas tangíveis que poderiam com um pouco de humildade,  apontar para outras soluções que permitissem diminuir despesas e aumentar arrecadação. Sem lançar irmãos contra irmãos.


Afinal a Rainha das Ruas não merece ter mais essa marca insculpida no cabo de seu revolver.


Que o Poderoso Deus de Todos os Exércitos entre em regime de prontidão no sagrado território do Estado do Rio de Janeiro.



2 comentários:

  1. Tenho presenciado as prévias dos seus temores.
    Há possibilidades cinzas, mas torcemos pela capacidade de solução de mais uma crise.
    Velame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela intervenção caro Leonardo. Que meus temores nunca se concretizem.

      Excluir