domingo, 11 de dezembro de 2016

PM É QUESTÃO DE GOVERNABILIDADE

Cada vez mais a governabilidade se esvai entre os  carcomidos politico/administrativos dedos do tempo do homem mortal. Cada vez mais a cólera das multidões se alimenta de fatos concretos, provados,  que os guardiões legais e não mais legítimos de suas riquezas, impostos, surrupiaram-nas com volúpia nunca vista.
Cada vez mais a descrença, desesperança, decepção,  desamor,  revolta, ódio, tomam conta do cidadão comum,  contra aqueles que deveriam ser seus salvadores, seus lideres, seus condutores e de suas famílias. Isso é muito perigoso, principalmente em uma democracia  jovem como a nossa.
Fatos concretos estão acontecendo em nosso ERJ: Dep Paulo Melo agredido no interior da ALERJ, Dep Cidinha Campos agredida em um restaurante próximo a ALERJ, Jornalista Caco Barcelos por pouco não foi linchado nas proximidades da ALERJ. Clima repetitivo de "guerra" nas manifestações  da ALERJ,  contra o pacote do Governo, levando inclusive à destruição de barreiras perimétricas e invasão de território sagrado de templo católico, por manifestantes.
Tais agressões verbais e físicas,  inclusive tem ocorridas em outros Estados da Federação. Felizmente até agora não tivemos um simbólico corpo nas escadarias da ALERJ. E tomara  que nunca aconteça, mas pode.
Nesse caos , apenas uma Força, um braço do Estado, tem se mantido a postos, incansável, brava, militar, hierárquica , disciplinada, protetora , ciente de sua missão constitucional. A servir e proteger, mesmo com disfarçadas lagrimas em seus holísticos  olhos,  e cicatrizes indeléveis em sua bicentenária alma. A " Rainha das Ruas", a INSUBSTITUIVEL Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Ela é a Instituição Militar que guerreia a guerra eterna. Não é a guerra de seis dias do Sinai, não é a de 5 anos, Mundial, não é a de 10 anos do Vietnã, nem tampouco a de 100 anos do velho mundo.  Sua Guerra  já dura 208 anos, desde 1809 quando foi criada por D João VI,  como Divisão Militar da Guarda Real De Policia. A diferença é que confrontava com  capoeiristas, atiradeiras, flechas, garruchas e facas, Revolveres e Pistolas. Porém já há mais de 30 anos é alvejada por Fuzis de Guerra, Russos, Chineses, Americanos , Tchecos, Suiços, Argentinos, Belgas, etc, o que a faz ser a Policia com as maiores baixas de efetivo por mortes  e ferimentos do mundo. Isto, decididamente,  nos legitíma como Militares, como Policiais, como Policiais Militares , como Militares de Policia. 
E ela, mesmo tendo seus poucos direitos, duramente conseguidos ao longo desses duzentos anos,  ameaçados, continua, diuturnamente salvando e protegendo a sociedade fluminense, entre ela,  os Senhores, Governador, Vice Governador, Secretario de Fazenda, de Planejamento, da Previdência, Gab Civil, Procuradores do Estado, Desembargadores, Juízes, Procuradores de Justiça, Promotores, Defensores Públicos, Deputados,  Senadores, Tribunais de Conta, Militares Federais, Jornalistas,etc.. bem como suas famílias, amigos, vizinhos, etc...

O que eu quero dizer Senhores, é que já passou da hora de tratar a  PM com mais respeito.
Se a governabilidade de um Estado,  e porque não dizer do Pais, depende também, de forma inquestionável da PM, afinal, ou a ordem ou a barbárie,  então deem a ela a condição de ser especial porque é diferente. Ela não quer privilégios, ela quer apenas ser tratada com honra. E para as Instituições que tem a honra em seus manuais, corações e mentes,  como parâmetro maior, perde-la é pior que a morte.

6 comentários:

  1. Cmt, essa gente é tão louca e sem limites que querem mudar algo histórico, que é o fato de que qualquer governo não desampara o seu braço de armas. E eles estão o fazendo. Logo, sendo simplista, deduzo que não haverá quem os socorra ou então eles estão certos de que somos imbecis alienados que permanecerão impassiveis jogados na mesma vala que os demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total acordo Inconformado. Por isso temos que reagir até o fim.Por nós, pela PM e pela sociedade.
      Cel PM Wilton

      Excluir
  2. Triste sina a de proteger ingratos... :(
    Ao sair da escola, vestindo a farda na rua pela primeira vez e antes mesmo de portar arma de fogo, manejando apenas um cassetete, já se torna alvo de acusações de assassinato, estupro, achaque, arrego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela intervenção caro Leo. Sim, é uma profissão ( papel social) extremamente difícil de ser exercida/o. Mas a luta tem que prosseguir, para o bem de toda a sociedade.
      Cel PM Wilton

      Excluir
  3. Texto lúcido, Cmt.
    Gostaria de te-lo escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro Mario. participe sempre. Abraço.
      Cel PM Wilton.

      Excluir